Pilates

O método Pilates foi criado em 1920 pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1881-1967), inicialmente chamado de "Contrologia", ou seja, controle consciente de todos os movimentos do corpo
    
Somente após a morte de seu criador, foi dado à técnica o nome de Pilates.



Joseph teve uma infância marcada por um estado de saúde frágil, e incentivado por seus pais, começou a praticar diferentes atividades físicas tais como artes marciais, esqui, mergulho, atividades circenses, ginástica olímpica, yoga, entre outras.

Dai a influencia dessas atividades em seu metodo, que desde o início de sua criação, possui princípios básicos de funcionamento, que devem ser respeitados para sua correta aplicação, sendo eles a Respiração, Centralização (Powerhouse), Concentração, Precisão, Controle e Fluidez.

No final da I Guerra Mundial, Joseph ficou retido em Campo especial na Inglaterra e entao começou a aplicar seus conhecimentos para ajudar na reabilitação de soldados feridos e mutilados pela Guerra. Começou, então, a experimentar exercícios utilizando as molas das camas e outros acessórios improvisados, e descobriu que eles possibilitavam o condicionamento de pacientes debilitados que permaneciam muito tempo acamados.

Em 1926 migrou para os Estados Unidos, e em Nova York fundou o primeiro estúdio de Pilates.

O método chegou ao Brasil somente em meados dos anos 90. 

Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, o Pilates teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e atividades circenses. 

Sinônimo de Condicionamento Físico com importantes resultados no corpo e mente de seus praticantes, o metodo vem aumentando cada dia mais o numero de adeptos e praticantes.

Experimente!